segunda-feira, 24 de outubro de 2011

O desafio das TICs na educação

O desafio que hoje se coloca aos países da América Latina e Caribe é criar uma rede de trocas e colaboração em torno de uma temática que vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, no cotidiano do cidadão e nas agendas de governos em todo o mundo: o papel das TICs na educação a partir de uma perspectiva de desenvolvimento humano e social.
O cenário do século XXI, fortemente alterado pela revolução informática e seus desdobramentos sociais, exige a revisão das políticas públicas de educação em nossos países, não apenas do ponto de vista da universalização do ensino, como cada vez mais intensamente, do ponto de vista de sua qualidade. Em uma sociedade em que produzir e consumir informações e bens culturais depende, em grande medida, do acesso e da proficiência em tecnologias da informação e da comunicação em suas diversas facetas, é natural, e mesmo desejável, que os sistemas educativos operem também uma revisão de paradigmas, pressupostos e procedimentos.
Vários são os pontos nos quais educação e tecnologias se encontram para gerar novidades que podem contribuir com o que se entende por “qualidade na educação”, mesmo em um aspecto bastante impreciso desse termo. Por exemplo: e-learning, comunidades virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem, recursos de acompanhamento e avaliação, recursos de publicação e de autoria para alunos e professores, divulgação de estudos e textos científicos e didáticos, livre circulação de informação.
Mas há muito que problematizar, construir, refletir, experimentar e sistematizar para que as TICs concretizem, na escola, as promessas que anunciam. Os responsáveis pelas políticas públicas educativas nos diversos países ibero-americanos vêm fazendo, em maior ou menor escala, investimentos de infra-estrutura, capacitação docente e produção de conteúdos digitais educativos, assim como ampliando a compreensão de sua importância no desenvolvimento humano e social das futuras gerações.

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